PALESTRANTES – II Simpósio de Pós-Graduação

ABERTURA | 10 de novembro

Maurício Abdalla (Ufes)

Palestra: Pesquisa e pós-graduação em tempo de pandemia

Filósofo e educador, professor de Filosofia da Ciência do departamento de filosofia da Ufes e do Mestrado Profissional em Ensino de Filosofia

André Romero (Ifes)

Palestra: Vale a pena Investir em Pesquisa e Pós-graduação?

Possui graduação em Química Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Terapia Fotodinâmica e Formulações Nano e Microparticuladas, atuando principalmente nos seguintes temas: fotofísica e fotoquímica de fotossensibilizadores, fotooxidação de biomoléculas, mecanismo de fotooxidação, preparo e caracterização de nanoesferas poliméricas, otimização de formulações nano e microparticuladas via planejamento fatorial.

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat

Dra. Manuella Villar Amado (Ifes)

Mediadora da mesa-redonda Produtos educacionais de destaque: Área de concentração Educação em ciência e tecnologia

Pós-doutora na área de Divulgação e Ensino das Ciências pela Universidade do Porto – Portugal. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vila Velha.

Ma. Therezinha de Jesus Chanca Lovat (Ifes)

Palestra: A ciência, a cultura, a panela de barro e o manguezal: uma mistura possível

Professora atuando na Educação Básica, graduada em Ciências Biológicas, com Especialização em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes e Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo/Ifes. Vinculada à Secretaria de Educação na função/cargo de PEB III Ciências Naturais, da Prefeitura Municipal de Vitória, e atua em projetos e cursos de formação de professores. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização científica, astronomia, manguezal, ensino de ciências, formação de professores, educação em cidadania sócio ambiental e educação ambiental crítica, produção de material didático e sustentabilidade socioambiental.

Me. Renato Andreão Cora (Ifes)

Palestra: O jogo “evotrunfo” para o ensino de evolução humana

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e professor de História pelas redes estadual e municipal da Serra (ES)

Dr. Vanessa Batesttin (Ifes)

Palestra: “Química 3D”: um software que simula um laboratório virtual de química

Doutora em Educação (2012), mestre em Informática (2005) e bacharel em Ciência da Computação (2001), todos pela Ufes.

É professora titular do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), efetiva desde 2005. É lotada no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), onde atualmente é Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, professora permanente do Mestrado e Doutorado em Ciências e Educação Matemática (EDUCIMAT) e líder do grupo de pesquisa Educação e Tecnologia.

É vice-coordenadora do grupo de trabalho de Institucionalização da EaD do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) desde 2016 e presidente da comissão de cursos abertos MOOC do Ifes.

Foi diretora do Cefor de 2014 a 2019.

Atua principalmente nos temas: Educação a Distância, MOOC e Tecnologias Educacionais.

Me. Artur Monteiro da Costa (Ifes)

Palestra: “Química 3D”: um software que simula um laboratório virtual de química

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Graduado como Analista de Sistemas pela Estácio. Trabalha hoje como Técnico em Informática no Ifes – Campus Ibatiba.

Dr. Rodolfo Chaves (Ifes)

Mediador da Mesa-Redonda Produtos educacionais de destaque: Área de concentração em Educação matemática

Possui mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp / Rio Claro, com pós-doutorado em Educação Matemática e Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria – RS. É professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática (Gepemem). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ambientes de aprendizagem, práticas educativas investigativas, educação do campo, etnomatemática e formação inicial e continuada de professores.

Ma. Tatiana Bonomo de Sousa (Ifes)

Palestra: Uma matemática para o ensino de padrões e generalizações na formação de professores

Licenciada em Matemática pela Ufes, Professora, mestre e doutoranda do Ifes.

Ma. Janaína Carneiro Marques (Ifes)

Palestra: O ensino do desenho técnico mediado pela história da arquitetura, matemática e computação gráfica

Janaína Carneiro Marques é arquiteta e urbanista pela UFV, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e mestre em educação matemática pelo Ifes.

Atua como professora e pesquisadora no Ifes.

Me. Elcio Pasolini Milli (Ifes)

Palestra: Tampimática: tampinhas para ensinar matemática

Mestre e doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Educimat, professor da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo e compõe a diretoria capixaba da Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

 

Dra. Graça Lobino (Ifes)

Mediadora da Mesa-Redonda 10 anos de Educimat: Tendências das Pesquisas na Área de concentração Educação em Ciência e Tecnologia

Palestra: Impacto social da Pesquisa em Ensino através da articulação com a Extensão visando o Ensino nas escolas, bem como outras instituições e/ou espaços educativos

Me. Felipe Sarmenghi Rangel (Ifes)

Palestra: Produtos Educacionais da Formação de Professores em Ciências e Matemática: Estudo da Tipologia de Produção desenvolvida em um Programa de Mestrado Profissional do Estado Do Espírito Santo

Doutorando e Mestre em Educação em Ciências e Matemática, Licenciado em Matemática, Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenheiro Químico.

Me. João Mauro da Silva Júnior (Ifes)

Palestra: Alfabetização científica por meio do ensino de ciências por investigação: Uma análise da produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em educação em ciências e matemática – Educimat e sua relação com as produções Nacionais e Internacional

Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), sendo licenciado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e mestre em Ensino de Física (Ufes-SBF), tendo vasta atuação no ensino básico e superior das redes pública e particular do estado do Espírito Santo. Atualmente é doutorando no programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática – EDUCIMAT (Ifes), com pesquisa relacionada ao ensino de Física Moderna e Contemporânea por meio do Ensino por Investigação com enfoque CTS.

Ma. Maria Margareth Cancian Roldi (Ifes)

Palestra: Alfabetização científica por meio do ensino de ciências por investigação: Uma análise da produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em educação em ciências e matemática – Educimat e sua relação com as produções Nacionais e Internacional

Professora de Biologia da Rede Estadual de Ensino, Mestre e doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

Me. Robson Vinicius Cordeiro (Ifes)

Palestra: Para aprender a ler e agir com/no nosso mundo: a alfabetização científica apresentada nas pesquisas scricto sensu no Brasil entre 2010 e 2020

Licenciado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Vitória (2009), licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Tecnologias (2014) e pelo Centro Universitário de Maringá (2020) e especialização lato sensu em Arte-Educação pela Faculdade de Educação Regional Serrana (2011). É Mestre em Educação em Ciência e Matemática (2015) e Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (EDUCIMAT/IFES), investigando práticas pedagógicas que contribuam para alfabetização científica e linguística dos alunos ingressos no ensino fundamental. Foi premiado com o título de Melhor Dissertação de Mestrado de 2016 desenvolvida na área científica CTS na Educação / Ensino de Ciências pela Associação Ibero-americana CTS na Educação em Ciência (AIA-CTS). Compõem o Grupo de Estudo e Pesquisas de História e Filosofia da Ciência (HISTOFIC/IFES). Profissionalmente, é professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Cariacica-ES, atuando, atualmente como Diretor Escolar.

Dr. Lauro Chagas e Sá (Ifes)

Mediador da Mesa-Redonda 10 anos de Educimat: Tendências das Pesquisas na Área de concentração Educação Matemática

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Ifes e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. É professor do Ifes/Vila Velha, lecionando em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. É professor permanente do Programa Educimat/Ifes e Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Espírito Santo.

 

Ma. Cátia Aparecida Palmeira (Ifes)

Palestra: Educação Matemática Inclusiva

Ma. Joelma dos Santos Rocha Trancoso (Ifes)

Palestra: Educação Matemática e Africanidades

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes; especialista em Gestão Educacional e Educação Especial pela Faculdade de Vitória – FV; Mestra em Educação em Ciências e Matemática na linha de pesquisa práticas pedagógicas e recursos didáticos no contexto da educação matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo; e, doutoranda em Educação em Ciências e Matemática na linha de pesquisa História e Memórias da Educação Matemática e Diversidade Cultural pelo Instituto Federal do Espírito Santo; integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Básica e Profissional – GEPEBEP – Ifes; do Grupo de Estudo em Educação das Relações Étnico-Raciais – ERÊ ECOA – Ufes e do Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias -LitERÊtura-Ufes.

Ma. Organdi Mongin Rovetta (Ifes)

Palestra: Formação de Professores que ensinam matemática

Professora de Matemática da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo; integrante do Grupo de Pesquisas em Práticas Pedagógicas em Matemática (GRUPEM) e do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional (EMEP). Graduada em Ciências: habilitação Matemática pelo Centro Universitário São Camilo/ES (2004); especialista em Matemática pela Faculdade da Região dos Lagos/RJ (2005); Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2015); e, doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa formação inicial e continuada de professores no contexto da Educação Matemática.

Programa de Pós-graduação em Agroecologia – PPGA

Prof. Dr. Otacílio José Passos Rangel (Ifes – Campus de Alegre)

Minicurso: Produção Técnica/Tecnológica: definições e importância para a avaliação dos programas de pós-graduação

Agrônomo, Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Ufla, professor do Mestrado Profissional em Agroecologia do Ifes-Campus de Alegre

 

Profª Drª Aparecida de Fátima Madella de Oliveira (Ifes – Campus de Alegre)

Mediadora da Mesa-redonda com alunos egressos do programa.

Rafael Nunes de Almeida

Palestra: Melhoramento Genético de Milho: desenvolvimento de cultivares para o contexto da agricultura familiar

Técnico em Agropecuária, Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, e Mestre em Agroecologia pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Atualmente é doutorando do Programa de Genética e Melhoramento de Plantas na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Em seu mestrado, desenvolveu pesquisa sobre melhoramento genético de milho para tolerância a seca, participando da implantação do primeiro programa de seleção recorrente recíproca para milho no estado. Em seu doutorado, atua em pesquisas com melhoramento genético de milho-pipoca visando resistência a doenças fúngicas. Além de sua atividade de pesquisa, atua como colaborador no planejamento e análise de dados em diferentes grupos de pesquisa.

Vanessa Sessa Dian

Palestra: Biotecnologia agrícola aplicada à proteção sustentável de plantas

Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo – ES, mestre em Agroecologia pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre e doutoranda em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre. Realiza pesquisas voltadas principalmente para proteção sustentável de plantas.

Vinicius Rodrigues Ferreira

Palestra: Aproveitamento de resíduos: redução de custos e compromisso com o meio ambiente

Agrônomo pela Ufes, Mestre em Agroecologia (Ifes), técnico em agropecuária na Ufes

Ana Paula Candido Gabriel Berilli

Mediadora do Painel: Painel: As ferramentas biotecnológicas na transversatilidade da ciência

Possui graduação em Bacharel em Ciências Biológicas pela Uenf, Mestrado em Produção Vegetal e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas. É professora do Instituto Federal do Espirito Santo – Campus de Alegre, atuando nos cursos técnicos, de graduação dos cursos de Ciências Biológicas e no Mestrado Profissional em Agroecologia onde vem coordenando projetos de pesquisa com desenvolvimento de cultivares, melhoramento genético assistido por marcadores moleculares e com o emprego de resíduos alternativos na agricultura. É coordenadora do grupo de pesquisa intitulado Melhoramento Genético Vegetal.

 

Aline Marchiori Crespo

Palestra: Plantio direto de milho-verde sobre diferentes plantas de cobertura de verão sob bases agroecológicas de produção

 

Geisa Correa Louback

Palestra: Práticas Agroecológicas utilizadas na Unidade de referência em Agroecologia – URA: ao longo de 31 de história

 

Ronald Assis Fonseca

Palestra: Identificação de aspectos e impactos ambientais na aquicultura e alternativas agroecológicas

Gestor Ambiental pela UFV, Especislista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, Mestre em Agroecologia, atualmente é coordenador de operações do Projeto Rondon na Faculdade Única (Funip) onde também atua como coordenador dos cursos de Gestão Ambiental e Geografia. É multiplicador do conhecimento ambiental, ministra cursos, treinamentos e palestras na área. É professor conteudista e publica trabalhos e artigos científicos. É organizador do Livro Reflexões e Práticas sobre Educação Ambiental.

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades – PPGEH
 

Diemerson Saquetto

Linha de Pesquisa: Práticas educativas em ensino de Humanidades

Eliana Mara Pellerano Kuster

Linha de Pesquisa: Formação de professores em ensino de Humanidades

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, 1990), possui Mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP, 2001) e Doutorado em Planejamento Urbano no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR / UFRJ). Atualmente realiza estágio pós doutoral no IPPUR/UFRJ. Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) desde 1992, atuando no Mestrado em Ensino de Humanidades, e professora convidada da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris (2012). Tem por principal tema de pesquisa a relação entre as assimetrias de gênero no espaço urbano e o direito à cidade. Integrante do Grupo de Pesquisa “Laboratório Escândalo Urbano” (LEU), vinculado ao IPPUR/UFRJ, e do grupo “Paisagens Híbridas”, vinculado à EBA/UFRJ.

Programa de Pós-graduação em Tecnologias Sustentáveis – PPGTECS

Prof. Dr. André Gustavo de Sousa Galdino (Coordenador do PPGTECS)

Abertura da Apresentação de trabalhos realizados no PPGTECS

Palestra: Da casca de ovo de galinha ao cimento ósseo: uma destinação mais nobre para este resíduo

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (1997), mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professor no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, Coordenadoria de Mecânica. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Metálicos e Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmicas porosas, propriedades físicas e mecânicas, cerâmica vermelha, metalurgia do pó, compósitos, biomateriais, cerâmicas refratárias e ensino de Materiais. Além disso, é líder nos grupos de pesquisa “Materiais e Processos de Fabricação” e “Materiais de Construção Civil” no Campus Vitória. É professor associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biofabricação BIOFABRIS e pesquisador no Polo de Inovação Embrapii Ifes em Materiais e Metalurgia. É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais e professor permanente no Mestrado Profissional em Tecnologias Sustentáveis.

 

Mestrando Renato Souza Botacim

Apresentação: Incremental EEG analysis using Goertzel Transform for SSVEP-based HMI

Mestrando Renato Von Randow Junior

Apresentação: Aplicação de métodos para a previsão de reclamações de falta d´água e vazamentos a partir de variáveis operacionais de um sistema de abastecimento de água

Engenheiro Civil pela Ufes. Trabalha na Cesan na operação e manutenção de sistemas de água e esgoto na região serrana do Estado do ES. Mestrando no programa de Tecnologias Sustentáveis do Ifes – Campus Vitória.

Profa. Dra. Shirley Peroni Neves Cani – CABTI

Apresentação: Classificador de anomalias em boletos de trilho

Possui graduação, mestrado e doutorado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo. É professora e pesquisadora do Ifes campus Vitória, atuando no curso de graduação em engenharia elétrica e no Programa de Pós Graduação em Tecnologias Sustentáveis.

Ma. Isis de Castro Sousa

Apresentação: Estudo computacional de derivados de fulerenos captadores de pesticidas

Formada em Farmácia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e é mestre em Tecnologias Sustentáveis pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Atualmente, ela é doutoranda e pesquisadora do programa de Química da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Profa. Dra. Rosana Vilarim Silva

Palestra: Desenvolvimento de novos materiais com ênfase no reaproveitamento de resíduos

Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela USP de São Carlos e professora do Ifes desde 2006.

Prof. Dr. Kinglston Soares

Palestra: Uso de resíduos de mineração como cargas em polímeros

Prof. Dr. Aurélio Azevedo Barreto Neto

Palestra: Tecnologias ambientais sustentáveis

Doutor pela Unicamp. Professor e pesquisador do Ifes.

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT

Poliana Daré Zampirolli Pires

Abertura do Seminário ProfEPT

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Atua nos seguintes cursos do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes: Engenharias, Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Mestrado em Tecnologias Sustentáveis (PPGTECS) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (Educimat).

Danielle Piontkovsky

Abertura do Seminário ProfEPT

Possui Licenciatura em Pedagogia, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes. Também é professora e coordenadora geral do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional – ProfEPT). Possui experiência na área de Educação/Ensino com ênfase em Currículo, Cultura, Formação de Professores, Juventudes, Cotidiano Escolar e EPT.

Rodrigo Ferreira Rodrigues (Ifes)

Palestra: Educação Profissional e Tecnológica: novos desafios e velhos dilemas

Professor do Campus Cariacica lecionando disciplinas de Filosofia e Educação, pesquisador na área de políticas públicas e educação, professor permanente do Programa de pós Graduação em Ensino de Humanidades dedicando-se à linha temática “Políticas, práticas de gestão e docência na educação básica pública”.

Vânia Carvalho de Araújo (Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes)

Palestra: Pesquisa Qualitativa em Educação

Professora Titular do Centro de Educação. Doutora e Pós-Doutora em Educação pela USP. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação – Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura – IESC

Mestrado Nacional Profissional de Ensino em Física – MNPEF

Profa Dra Andromeda Goretti de Menezes Campos

Palestra: A importância das Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem na formação discente

Graduada e mestre em Ciência da Computação, doutora em Engenharia Industrial, Pesquisadora do Laboratório de Soluções Sustentáveis (LASS) e atual Coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais do Campus Cariacica.

Prof. Me. Fabricio Antunes Santana

Palestra: Quatro elementos de interação em quatro níveis de aprendizagem: uma proposta didático-metodológica para o ensino de física

Graduado em Pedagogia e Física pela Ufes. Graduado em Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de sistemas pelo Ifes.
Especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo Ifes. Mestre em Ensino de Física pelo Ifes.

 

Profa Ma Carla Francisca Souza da Conceição

Palestra: O ensino híbrido como estratégia de ensino de conceitos de óptica e astronomia no ensino fundamental II

Profa Ma Cibele Kemeicik da Silva Machado

Palestra: Jogo da evolução: os fatores físicos e biológicos da evolução do olho humano

Llicenciada em Ciências e Biologia pelas Faculdades Integradas Espírita, Mestra em Ensino da Física pelo Ifes, Campus Cariacica. Professora desde 2004, já lecionou para turmas de ensino fundamental I (laboratório de ciências), ensino fundamental II (ciências) e ensino médio (química, física e biologia), tanto no ensino regular como na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Efetiva na Prefeitura Municipal de Ancheita – ES, onde leciona a disciplina de Ciências para turmas de 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental II na EMEIEF “Élson Garcia”, Técnica da secretaria de Educação do mesmo município, onde é a responsável por coordenar as diversas Olimpíadas Científicas Nacionais. Formadora no curso de Projetos e Metodologias Diferenciadas, para professores de todos os níveis de ensino do Município de Anchieta.

Vencedora, no ano de 2020, do Prêmio Shell de Educação Científica na categoria 9º ano, com o trabalho Projetando e Montando uma Montanha Russa de Papel. Também em 2020, foi vencedora com alunos do 9º ano, em 1º e 2º lugar na III Mostra de Astronomia do Espírito Santo, categoria 9º ano, com os trabalhos: A Inflluência Cultural nas Concepções das Constelações (2º lugar) e Conhecendo os Eclipses com a Utilização do Stellarium (1º lugar).

No ano de 2021, orientadora de 8 trabalhos na IV Mostra de Astronomia do Espírito Santo.

 

Profa Ma Alice Viviane Leles

Palestra: Uma proposta de ensino híbrido inserindo a astronomia no nono ano do ensino fundamental contextualizando o ensino de Mecânica

 

Profa Ma Sanan Zambelli Sylvestre Candido

Palestra: Ensino por investigação: uma intervenção didática para o ensino do magnetismo

Programa de Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras

Dra. Letícia Queiroz de Carvalho

Painel temático com as pesquisas docentes do Profletras

Roda de conversa com egressos do Profletras

Doutora em Educação e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente efetiva do Ifes – campus Vitória, onde atua nos cursos de Graduação em Letras – presencial e EAD, bem como nos mestrados profissionais em Letras e em Ensino de Humanidades. Pesquisadora da área da linguagem, literatura e educação.

Dr. Lucas dos Passos e Silva

Palestra: Formas do ritmo na poesia brasileira do século XXI

Licenciado em Letras-Português, mestre e doutor em Letras, com pesquisa sobre a poética de Paulo Leminski, pelo PPGL/Ufes. Dedicado ao estudo dos ritmos da poesia brasileira contemporânea, desenvolve pesquisas sobre o tema no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), onde atua, como professor de Língua Latina e Literatura, desde 2012.

Dra. Maria Madalena Fernandes Caetano Poleto Oliveira

Palestra: Tecnologias Digitais, Aprendizagem e Educação

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com tema de pesquisa intitulado – Na roça e na rede; tratando sobre as Tecnologias Digitais/redes sociais e aprendizagem na Educação do Campo. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do ES (2013). Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2002). Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Licenciatura em Língua Portuguesa e em Artes Visuais. Possui ainda Graduação em Comunicação Social/jornalismo e Pedagogia. Professora efetiva do Instituto Federal do ES (Ifes). Exerceu docência de nível superior, Ensino Médio e Fundamental. Professora de Língua Portuguesa em diversas faculdades, governo do Estado e prefeituras. Desenvolve projetos voltados às Tecnologias Digitais, Aprendizagem, Educação e Comunicação – manutenção de sites, criação de blogs, produção de documentários e vídeos educativos. Francês fluente – estudos de Francês pela Aliance Française au Brésil – Certificat D´Études Pratiques (CEPAL). Participa dos Grupos de Pesquisa “Imagens,tecnologias, Infâncias” e do grupo de pesquisa “cultura, parcerias e educação do campo” do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Ufes. Avaliadora do Banco de Avaliadores de Cursos de Graduação do INEP. Pesquisadora credenciada ao Mestrado Profissional em Letras (Profletras do Ifes – Campus Vitória ES).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais, Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Digitais e Letras, educação e linguagem, análise do discurso verbo-visual, estudos backhtinianos, Educação do campo, comunicação, interdisciplinaridade, mediações das Tecnologias Digitais no ensino aprendizagem , internet, blogs.

Dr. Nelson Martinelli Filho

Palestra: Memória e esquecimento na poesia de presos políticos

Doutor em Letras, com pós-doutorado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo. É professor e pesquisador do Instituto Federal do Espírito Santo, atuando como professor do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH). É também professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes e membro do GT Teoria do Texto Poético, vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll). Atualmente desenvolve projeto de pesquisa pelo Programa Pesquisador de Produtividade do Ifes.

Joyce Galon da Silva

Palestra: Mestrado Profletras: uma oportunidade ímpar.

Doutoranda em Letras na Ufes, mestre pelo Ifes (Profletras) e professora da rede estadual do Espírito Santo.

Michelly de Andrade Costa

Roda de conversa com egressos do Profletras

Mestre pela UFRN/Ifes, professora e fundadora da Professorar Tecnologias Educacionais

Selma Nathalie Pessotti

Roda de conversa com egressos do Profletras

Graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração – Unilinhares (2003). Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade de Ciências Aplicadas “Sagrado Coração” – UNILINHARES (2005). Pós-graduada em Especialização em Ensino Médio integrado à Educação Profissional Técnica de Nível Médio pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2011). Mestre em Letras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Vitória (Ifes/campus Vitória) – Profletras (2020). Professora de Língua Portuguesa na Rede Pública Estadual de Educação do Espírito Santo e na Rede Municipal de Educação de Linhares, lecionando no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Integra o grupo de pesquisa Núcleo Bakhtiniano de Pesquisas em Leitura, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

 

Valmir Soares Júnior

Roda de conversa com egressos do Profletras

Programa de Mestrado Profissional em Química – ProfQui

Ma Caroline Batistin da Cruz Almeida – Profqui Ifes

Palestra: Solventes orgânicos inalantes e suas conexões com a química da vida: A construção de um projeto de mestrado.

Licenciada em Química pelo Centro Universitário São Camilo – Espirito Santo (2012) e mestra em Química pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2019). Atualmente é doutoranda em Química na Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo e da rede privada do mesmo estado. Tem experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagem CTSA, aprendizagem significativa crítica e mapas conceituais, intervenção escolar sobre drogas psicotrópicas e bioquímica. Desenvolve pesquisa em síntese e aplicação de redes metal-orgânicas (MOF).

Ma Rochele Fernandes – Profqui UFRGS

Palestra: EsteQuiz – relatos de projeto, desenvolvimento e aplicação em sala de aula

Formada em Licenciatura Plena Química e Bacharel em Química Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e é mestre em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, ela é docente em escolas de Ensino Médio de Vacaria (RS) e cursa doutorado em Química pela UFRGS.

Me Josoé Borba da Silva – Profqui UFRGS

Palestra: Repolhômetro: um pHmetro de baixo custo para uso no ensino médio

Mestre e doutorando em química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor da rede básica de ensino e especialista em domissanitários.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiai – Propemm
 

Prof. Dr. Marcelo Lucas Pereira Machado (Propemm/Ifes)

Palestra: Utilização de inteligência artificial na análise da eficiência de processos metalúrgicos e de materiais

Palestra: Importância da umidade dos embarques de minério de ferro, o TML (Transportable Moisture Limit) na segurança do transporte marítimo de cargas a granel

 

Prof. Dr. José Roberto de Oliveira (Propemm/Ifes)

Palestra: Utilização de inteligência artificial na análise da eficiência de processos metalúrgicos e de materiais

Palestra: Determinação de modelo para prever a eficiência de Misturas Desfosforantes de Ferro Gusa

Prof. Dr. André Gustavo de Sousa Galdino (Propemm/Ifes

Palestra: Aspectos metalúrgicos na soldagem de aços utilizados pela indústria do petróleo e gás

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (1997), mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professor no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, Coordenadoria de Mecânica. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Metálicos e Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmicas porosas, propriedades físicas e mecânicas, cerâmica vermelha, metalurgia do pó, compósitos, biomateriais, cerâmicas refratárias e ensino de Materiais. Além disso, é líder nos grupos de pesquisa “Materiais e Processos de Fabricação” e “Materiais de Construção Civil” no Campus Vitória. É professor associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biofabricação BIOFABRIS e pesquisador no Polo de Inovação EMBRAPII Ifes em Materiais e Metalurgia. É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais e professor permanente no Mestrado Profissional em Tecnologias Sustentáveis.

 

José Eduardo Pereira (Propemm/Ifes)

Palestra: Influência dos parâmetros de escoamento do aço no distribuidor e molde de lingotamento contínuo e seu impacto na limpidez de aços avançados

 

Prof. Dr. Estéfano Aparecido Vieira (Propemm/Ifes)

Palestra: Influência dos parâmetros de escoamento do aço no distribuidor e molde de lingotamento contínuo e seu impacto na limpidez de aços avançados

 

Leonardo Barbosa de Oliveira Mello (Propemm/Ifes)

Palestra: Relação entre o teor de inertes na mistura de carvão e a resistência mecânica do coque metalúrgico

 

Eduardo Osório (UFRGS)

Palestra: Relação entre o teor de inertes na mistura de carvão e a resistência mecânica do coque metalúrgico

 

Prof. Dr. Ramiro da Conceição do Nascimento Júnior (Propemm/Ifes)

Palestra: Relação entre o teor de inertes na mistura de carvão e a resistência mecânica do coque metalúrgico

 

Lucinéa Bayer Poton Moscon (Propemm/Ifes)

Palestra: Massa argilosa para cerâmica vermelha com incorporação de resíduos industriais do Espírito Santo

 

Profa. Dra. Viviana Possamai Della Sagrillo (Propemm/Ifes)

Palestra: Massa argilosa para cerâmica vermelha com incorporação de resíduos industriais do Espírito Santo

 

Marcella Squincalha Luparelli (Propemm/Ifes)

Palestra: Carbonitretação Ligas Co-Cr

 

Prof. Dr. Adonias Ribeiro Franco (Propemm/Ifes)

Palestra: Carbonitretação Ligas Co-Cr

 

Prof. Dr. Andre Itman Filho (Propemm/Ifes)

Palestra: Retrospectiva: Dez anos de Propemm

 

Prof. Dr. Rodolfo Giacomim Mendes de Andrade (Propemm/Ifes)

Palestra: Modelagem Numérica com o Método dos Elementos Finitos

 

Rogério Rabelo Cunha (Propemm/Ifes)

Palestra: Importância da umidade dos embarques de minério de ferro, o TML (Transportable Moisture Limit) na segurança do transporte marítimo de cargas a granel

 

Nicolau Tecianelli Coutinho (Propemm/Ifes)

Palestra: Influência da utilização do fluido de corte com a adição de grafeno no torneamento do inconel 718

 

Prof. Dr. Armando Marques (Propemm/Ifes)

Palestra: Influência da utilização do fluido de corte com a adição de grafeno no torneamento do inconel 718

CADASTRE-SE PARA RECEBER OS INFORMES DO EVENTO

E fique por dentro das atualizações da próxima Jornada de Integração do Ifes

Quero receber

Copyright © 2021 Ifes. Todos os direitos reservados.

Skip to content