Jornada de Integração também é lugar da arte

Galeria virtual, painel de debate e roda de conversa sobre o tema estão na programação. Saiba mais.

A arte também faz parte da IV Jornada de Integração do Ifes. O evento tem espaços de debate sobre o tema e de contemplação da produção artística. A tecnologia e os acontecimentos da atualidade estão em foco nesses espaços, seja no modo de construir e disponibilizar as obras, seja na reflexão sobre os impactos do uso cotidiano das ferramentas digitais nas nossas vidas.

Acessando a Galeria Virtual de Arte, o internauta poderá apreciar 21 obras, produzidas por estudantes, docentes e técnicos administrativos de 13 diferentes unidades do Ifes. As produções tocam assuntos diversos – dos algoritmos das plataformas digitais às aldeias indígenas de Aracruz, passando por videogames e preservação ambiental – e têm formatos como pintura, desenho, fotografia, música, poesia, prosa e videoarte. Confira. (LINK)

No terceiro dia de Jornada (2 de dezembro), será realizado o painel dos Núcleos de Arte e Cultura do Ifes (NACs), com o tema “Arte e novas tecnologias”. O debate será mediado pela servidora Niciane Estevão Castro, da Secretaria de Cultura do Ifes, e contará com a participação de quatro convidados com grande experiência na área.

São eles: David Ruiz Torres, doutor em Artes, professor da Ufes e pesquisador das novas tecnologias digitais; Gabriel Menotti, professor assistente em curadoria e imagem em movimento na Queen’s University (Canadá), coordenador da rede de pesquisa e festival Besides the Screen; Mariana Emiliano Simões, doutora em Antropologia, professora de Teatro no IFNMG e diretora do grupo Tribo Corpo Raiz; e Maximiano Arruda, doutor em Artes e professor titular do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

O painel será transmitido ao vivo, com acesso gratuito a todos os interessados, a partir das 13 horas.

Música e arte serão tema de um evento interno da Jornada de Integração, com uma roda de conversa que vai abordar trabalhos de Pesquisa, Ensino e Extensão nessa área. A conversa também está marcada para o dia 2 de dezembro.