IV Jornada de Integração do Ifes começa nesta segunda-feira (30)

Nesta segunda-feira (30), terá início a IV Jornada de Integração do Ifes, que tem como tema central a “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. A solenidade de abertura acontecerá às 13 horas, com a presença do reitor do Ifes, Jadir Jose Pela, e de representantes das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição.

Durante a abertura, também acontecerá a palestra “Inteligência artificial e o mundo de trabalho: tendências e desafios”, que será proferida pelo presidente da Associação Capixaba de Tecnologia (ACT!ON), Emilio Augusto Barbosa.

A palestra vai abordar a aplicação da Inteligência Artificial em áreas como saúde, educação, engenharia, agricultura, indústria – e seu potencial impacto para o mundo do trabalho. Além disso, Emílio também discorrerá sobre o cenário atual de utilização da IA no setor produtivo no Espírito Santo.

Neste primeiro dia, também acontecerão apresentações de trabalhos e dois painéis com os seguintes temas: “Narrativas em plataformas de mídias sociais” e “Será que as máquinas podem pensar? Pode a inteligência artificial substituir a figura do professor?”. Acesse mais detalhes sobre a programação do evento!

Saiba mais sobre a Jornada de Integração do Ifes

O evento acontece até o dia 4 de dezembro. Serão painéis e palestras das áreas de Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Exatas; Engenharias; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; e Ciências Biológicas. Toda a programação acontece on-line e é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

Os painelistas e palestrantes vão debater temas como o papel desempenhado pelas máquinas e pelos professores na educação; as narrativas nas mídias sociais; o uso de novas tecnologias na arte; e possível aplicação da inteligência artificial no combate à covid-19, entre vários outros. Na programação, estão ainda mesas de debate de temas atuais, como as atividades pedagógicas não presenciais em tempos de pandemia e a educação inclusiva na era digital. Confira.

Além da programação que será transmitida de forma aberta pelo YouTube e pelo site da Jornada, serão apresentados 421 projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, desenvolvidos pelos estudantes do Ifes, em sessões avaliativas privadas. Os resumos, entretanto, poderão ser acessados no site. Em breve, vídeos com a síntese de vários dos projetos também estarão disponíveis on-line.

Acesse:

Confira nossas mídias sociais:

https://www.instagram.com/jornadaifes
https://www.facebook.com/jornadaifes