Núcleos do Ifes coordenam discussões no terceiro dia da Jornada de Integração

Especialistas de todo o Brasil discutem o impacto das novas tecnologias e da inteligência artificial em sete áreas.

Especialistas do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e de instituições de todo o Brasil participaram nesta quarta-feira (2) de sete painéis coordenados por núcleos, fóruns e redes de estudos da instituição, dentro da programação da Jornada de Integração do Ifes. A Agência de Inovação do Ifes (Agifes) também organizou um dos painéis  neste terceiro dia de evento.

Os temas abordados foram: atividades pedagógicas não presenciais (APNPs); propriedade Intelectual; educação inclusiva em gênero e sexualidade; arte; educação das relações étnico-raciais; educação ambiental, e sistemas de conhecimento inovação na agricultura agroalimentar.

Veja um resumo de cada painel e acesse o link das gravações:

Painel: Desafios das APNP durante a pandemia: a experiência dos Núcleos de Tecnologias Educacionais do Ifes
Organização: NTE
Representantes dos campi de Alegre, Piúma, Cariacica, Santa Teresa e do Cefor, apresentaram como se organizaram para implementar os NTEs nas unidades e quais foram as estratégias para apoiar estudantes e professores nas atividades pedagógicas não presenciais (APNPs). Os participantes dividiram as boas práticas implementadas e também refletiram sobre os desafios que ainda precisam ser superados. Acesse o vídeo.

Painel: Desmistificando a Propriedade Intelectual
Organização: Agifes
Neste painel, representantes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) esclareceram como funcionam os processo de registro de marcas e de patentes. Acesse o vídeo.

Painel: Educação inclusiva em gênero e sexualidade: desafios da era digital
Organização: Napgens
As painelistas discutiram sobre o direito integral à educação, independente de serem corpos desviantes ou não. De acordo com as discussões, é dever o Estado garantir essa inclusão. Nesse sentido, a Escola deve trabalhar para formar seus servidores e garantir um ambiente propício ao respeito incondicional e desenvolvimento pleno de todas, todos e todes. Acesse o vídeo.

Painel Arte e Novas Tecnologias
Organização: NAC
Os convidados explanaram sobre a relação entre arte e tecnologia, especialmente em relação à inteligência artificial nos últimos anos. Foram fomentadas várias reflexões sobre o que é arte e como as inteligências artificiais podem promover a arte como expressão do ser humano. Acesse o vídeo. 

Painel Transição ecológica e sistemas de conhecimento e inovação na agricultura e agroalimentar
Organização: Núcleo de Incubadoras
A professora Lívia Madureira apresentou exemplos de práticas agroecológicas utilizadas na região do Alto Douro, em Portugal. As estratégias compartilhadas mostram como a inovação rural tem aprimorado a agricultura. Os representantes das incubadoras dos campi Itapina, Linhares e São Mateus apresentaram os projetos desenvolvidos no Ifes no âmbito da agricultura. Acesse o vídeo.

Painel Educação das Relações Étnico-Raciais em Cena
Organização: Neabi
O painel contou com a participação de representantes dos campi Aracruz, Itapina, Piúma, Serra e Vila Velha. Os participantes compartilharam as ações realizadas pelos Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Ifes no ano de 2020 para contribuir para a implementação de políticas étnico-raciais na instituição. Acesse o vídeo.

Painel Educação Ambiental e Gestão das Águas
Organização: NEA
Os painelistas apresentaram suas visões sobre a gestão das águas e programas para preservação dos recursos hídricos, com foco na educação ambiental. O debate trouxe as ações realizadas pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH); pelo Programa Águas do Espírito Santo, do Ifes; e por organizações não governamentais, como a Associação Plant’água. Também foram apresentados os desafios a serem enfrentados e bons exemplos já realizados no Espírito Santo. Acesse o vídeo