Programação

PROGRAMAÇÃO

30 de novembro

PALESTRA

Inteligência artificial e o mundo do trabalho: tendências e desafios

PALESTRANTE

  • Emílio Augusto Barbosa: Bacharel em Ciências Econômicas, professor de cursos de pós-graduação na área de Gerenciamento de Projetos e Gestão Estratégica, diretor da Infosis Consultoria e Sistemas (empresa especializada no desenvolvimento e implantação de sistemas corporativos), membro do Conselho Científico-Administrativo da Fapes e presidente da ACT!ON – Associação Capixaba de Tecnologia, entidade representativa das empresas de tecnologia do Estado.
  • Área de Linguística, Letras e Artes

Sessões Avaliativas Privadas

  • Área de Ciências Humanas

Sessões Avaliativas Privadas

MEDIAÇÃO

  • Profa. Dra. Raquelli Natale (Ifes)

PALESTRANTES

  • Ana Paula Miranda Costa Bergami: jornalista, mestra em Comunicação e doutoranda em Linguística pela Ufes. Atualmente pesquisa análise do discurso na territorialidade informacional.
  • Camilla Reisler Cavalcanti: licenciada em Inglês e mestre em Estudos Linguísticos pela Ufes. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Ufes) e pesquisa discursos sobre ativismo digital.
  • Marcela Tessarolo Bastos: jornalista, mestre em Comunicação pela Ufes e doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Sua pesquisa atual trata das disputas narrativas nas plataformas de mídias sociais e propagação do medo durante a pandemia do novo coronavírus.
  • Área de Linguística, Letras e Artes

Sessões Avaliativas Privadas

MEDIAÇÃO

  • Prof. Me. Lauro Sá (Ifes)

PALESTRANTES

  • Filicio Mulinari: professor do Ifes e também é docente da Licenciatura em Filosofia (Ufes). Doutor em Filosofia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com formação complementar pela Ludwig-Maximilians-Universität München (Munique, na Alemanha). É líder do Núcleo de Pesquisa em Filosofia, Educação e Sociedade (IF-Analytica), membro do grupo de pesquisa “Dissoi-Logoi” (Unifesp) e do “Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagem” (Ufes). Atua principalmente em: filosofia contemporânea, ética, filosofia social e política, filosofia da linguagem.
  • Maurício Abdalla: possui licenciatura plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Educação pela Ufes. Atualmente é professor associado do departamento de Filosofia da Ufes e tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em: Filosofia das Ciências; Filosofia Social e Política; Educação Popular e Teoria Educacional Crítica. Atua principalmente nos temas: filosofia da biologia, cooperação e emancipação, metodologia da educação popular, educação e emancipação.

1º de dezembro

  • Área de Ciências Exatas e da Terra

Sessões Avaliativas Privadas

  • Área de Engenharias

Sessões Avaliativas Privadas

MEDIAÇÃO

Profa. Dra. Andromeda Goretti de Menezes Campos

PALESTRANTES

  • Fidelis Zanetti de Castro: possui graduação e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. É professor no Ifes – Campus Serra e tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente em: análise de estabilidade de redes neurais hipercomplexas, memórias associativas, álgebras de Cayley-Dickson e álgebras de Clifford.
  • Filipe Leoncio Braga: possui graduação em Física pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor assistente do Ifes – Campus Cariacica, com experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, atuando principalmente nos seguintes temas: diffusion limited aggregation, toroidal current, computational physics simulations, cluster aggregation e dendritic growth (theory).
  • Jefferson Oliveira Andrade: é engenheiro de computação e mestre em Informática, ambos pela Ufes. Possui vários anos de experiência como líder de equipes em projetos de desenvolvimento de software, tanto em empresas locais quanto multinacionais no Brasil. De 2005 a 2008 foi membro do Programming Logic Group, na Universidade de Tsukuba, no Japão. Recebeu o título de doutor em Educação pela Universidad del Norte, no Paraguai, pela sua pesquisa sobre a aplicação de gamificação no ensino de lógica formal a alunos de graduação do curso de Sistemas de Informação. Atualmente é professor titular da Coordenadoria de Informática e membro do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada do Ifes – Campus Serra. Seus interesses de pesquisa incluem métodos formais de desenvolvimento de software, verificação formal de sistemas, verificação de modelos, lógicas multi-valoradas e probabilísticas, ensino de lógica e métodos formais.
  • Paulo Roberto Filgueiras: possui graduação em Matemática na modalidade Licenciatura, graduação em Química nas modalidades bacharel e licenciatura e mestrado em Química pela Ufes. É doutor em Ciências (Química Analítica) pela Unicamp e tem pós-doutorado em Química pela Ufes, onde é professor do Departamento de Química e do Programa de Pós-Graduação em Química, que coordena desde março. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Quimiometria e Métodos Ópticos de Análise e atua principalmente nas áreas de quimiometria e química do petróleo e derivados.
  • Área de Ciências Exatas e da Terra

Sessões Avaliativas Privadas

MEDIAÇÃO

Prof. Me. Douglas Ruy Soprani da Silveira Araujo

PALESTRANTES

  • Daniel Cruz Cavalieri: possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Viçosa, com ênfase em Automação e Sistemas de Potência, e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo, com ênfase em Automação, atuando principalmente nos temas: Robótica de Reabilitação, Processamento de Sinais Biológicos, Inteligência Artificial e Desenvolvimento de Interfaces para Pessoas com Deficiência. Recebeu o título de doutor pela Ufes atuando na área de Processamento Digital de Sinais e Reconhecimento de Padrões, e o título de Doctor por la Universidad de Alcalá: Sistemas Electrónicos Avanzados. Sistemas Inteligentes, (UAH-Espanha), onde realizou parte das atividades de pesquisa no âmbito de doutorado em formato de cotitulação. Desde 2015 é membro permanente do colegiado do mestrado em Engenharia de Controle e Automação do Ifes – Campus Serra.
  • Teodiano Freire Bastos Filho: possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo, com especialização em Automação Industrial, pelo Instituto de Automática Industrial (Madri, Espanha). É doutor em Ciências Físicas (Electricidad y Electrónica) pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha) e pós-doutor em Interfaces Cérebro-Computador no Departamento de Electrónica da Universidad de Alcalá (Espanha), e em Próteses Mioelétricas de Membro Superior na School of Electrical and Computer Engineering da RMIT University (Melbourne, Austrália). Atualmente é Pesquisador 1D do CNPq e Professor Titular da Ufes, atuando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, e Doutorado RENORBIO. Possui mais de 700 trabalhos publicados (índice-h=26 no Google Acadêmico, índice-h=19 no Scopus, íe índice-h=14 no Web of Science) e tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Eletrônicos de Medida e de Controle, atuando principalmente nos seguintes temas: sensores, controle, robôs móveis, robótica industrial, robótica de reabilitação, tecnologia assistiva , processamento de sinais biológicos (sEMG, EOG, ECG e EEG) e bioinformática.
  • Yves Luduvico Coelho: graduado em Engenharia Elétrica pelo Ifes e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência em Processamento Digital de Sinais, Redes Neurais Artificiais e Sistemas Embarcados. Atualmente tem interesse na área de Engenharia Biomédica, atuando principalmente em Tecnologia Assistiva, Dispositivos Vestíveis e Inteligência Artificial.
  • Área de Engenharias

Sessões Avaliativas Privadas

2 de dezembro

MEDIAÇÃO

Me. José Mário Costa Júnior

Profa. Ma. Mariana Biancucci

PARTICIPANTES

  • Juliana Massini: formada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário São Camilo, com especialização em Educação e Gestão Ambiental, pela Faculdade de Ciências e Educação do Caparaó. É auxiliar em Administração do Campus de Alegre e atualmente desempenha suas funções na Coordenadoria Geral de Ensino. Também desenvolve atividades junto ao NTE do campus, desde sua implementação.
  • Laís Jubini Callegario: é doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. É professora de Química do Campus Piúma, onde atua como coordenadora do curso de Pós Graduação em Práticas Pedagógicas e do Núcleo de Tecnologias Educacionais. Também é docente permanente do Mestrado Profissional em Química (ProfQUI) do Campus Vila Velha.
  • Andromeda Goretti de Menezes Campos: doutora em Engenharia Industrial e Sistemas pela Universidade do Minho – Portugal (2020), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE – UFRJ (2003), e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (1998). Professora com dedicação exclusiva do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cariacica. Tem experiência na área tecnologia da informação, atuando principalmente nas seguintes áreas do processo de desenvolvimento de software: gestão de projetos, análise e projeto de sistemas, testes de software e consultoria em Gestão de Projetos. Desde de 2008 trabalhando com EaD no Ifes, com experiência em tutoria a distância, docência (professora especialista), coordenadoria de curso, coordenadoria de Designer Instrucional, orientação de TCC na pós graduação, e prestando consultoria à CAPES, como avaliadora de polos de apoio presencial para os cursos a distância ofertados por instituições de ensino brasileiras. Enquanto docente do curso de Portos e de Engenharia de Produção do Instituto Federal do Espírito Santo, tem desenvolvido pesquisas juntamente com alunos relacionadas ao Ensino/Aprendizagem em Engenharia de Produção e Sustentabilidade.
  • David Paolini Develly: graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo, MBA em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário do Espírito Santo e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Professor há 14 anos. Analista e Desenvolvedor de Software há 18 anos, nas plataformas Desktop, Web e Mobile.
  • Miquéias Silva Martins: servidor técnico-administrativo do Ifes – Campus de Alegre desde 2011, Coordenador de Tecnologia da Informação e do Núcleo de Tecnologias Educacionais, graduado em Informática e Especialista em Gestão Pública.

MEDIAÇÃO

Rodolpho Rangel
Diretor de Extensão Tecnológica do Ifes

PARTICIPANTES

  • Domenica Mattedi: mestre em Engenharia Civil e analista de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
  • Lívia Gouvêa: doutora em Propriedade Intelectual e Inovação e chefe da Unidade Regional do INPI no Espírito Santo.

MEDIAÇÃO

Márcia Rezende de Oliveira
Diretora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade do Ifes – Nepgens

PARTICIPANTES

  • Jacqueline Moraes da Silva: Vice-Governadora do Espírito Santo
  • Dra. Claudia R. Santos Albuquerque Garcia: promotora que coordenou até 2019 o Nevid (Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres)
  • Izabel Rizzi Mação (PPGHis/Ufes): Pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades (NEPS), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sexualidades (GEPSs) e do Laboratório de Teoria da História e História da Historiografia (Lethis).

MEDIAÇÃO

Niciane Estevão Castro

PALESTRANTES

  • David Ruiz Torres: doutor em Artes pela Universidade de Granada (Espanha), com especialização em arte e tecnologia. Atualmente é professor permanente do Mestrado em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e professor de História da Arte no Departamento de Teoria da Arte e Música da Ufes. Atua como pesquisador do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes, no Centro de Artes da Ufes. Suas linhas de investigação se centram na utilização das novas tecnologias digitais como mediação nas áreas da museologia, do património histórico e da criação artística contemporânea. Também é membro do grupo de pesquisa internacional “Andaluzia-América: patrimônio e relações artísticas” da Universidade de Granada (Espanha).
  • Gabriel Menotti: professor universitário e curador independente, atuando em diversas formas de cinema. Atualmente trabalha como professor assistente em curadoria e imagem em movimento na Queen’s University, em Ontário (Canadá). É autor e organizador de diversas publicações sobre tecnologia e imagem lançadas no Brasil e no exterior. Seu livro mais recente é “Practices of Projection: Histories and Technologies” (Oxford University Press, 2020), co-editado com Virginia Crisp. Coordena a rede de pesquisa e festival Besides the Screen.
  • Mariana Emiliano Simões: Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminenses (UFF); Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ligada à cultura popular brasileira, participou de grupos de danças populares e dança afro-brasileira em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Em Antropologia, atua com temas voltados para culturas populares, cultura negra e relações étnico-raciais. Em Artes, atua especialmente em teatro, dança, expressões corporais e danças étnicas. Idealizadora e diretora do grupo Tribo Corpo Raiz, que promove vivências em dança no Estilo Tribal Americano. É professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Diamantina, onde leciona no Curso Técnico em Teatro e coordena a Especialização em Artes e Tecnologia.
  • Maximiano Arruda: doutor em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Informática Educativa pela Universidade Estadual do Ceará e licenciado em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor titular do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Leciona no curso de Licenciatura em Artes Visuais, no Mestrado Profissional em Artes (IFCE) e no Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal do Ceará. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) do Comitê Educação em Artes Visuais, representante da Sessão Regional Ceará (2013-2020) e 1° secretário da ANPAP (biênio 2013-2014). Membro da Comissão Editorial da Revista ARJ (Art Research Journal) para o período 2020-2022. Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático PNLD/2015-ARTE, PNLD/2018 e Coordenador Pedagógico do PNLD/2019-ARTE. Realizou exposições individuais e coletivas no Ceará, Rio Grande do Sul, Bulgária, Itália e Estados Unidos. Lidera o Grupo de Pesquisa Arte UM/CNPQ-IFCE e desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Ensino de Arte, Arte e Tecnologias Contemporâneas e Gravura.

MEDIAÇÃO

Ivan Almeida Rozario Júnior

PALESTRANTES

  • Prof. Me. Fábio Boscaglia Pinto: professor e representante do Neabi do Campus Aracruz
  • Profa. Ma. Dayane Santos de Souza: professora e representante do Neabi do Campus Itapina
  • Prof. Dr. Diego Ramiro Araoz Alves: professor e representante do Neabi do Campus Serra
  • Esp. Hermelinda Peixoto Pereira Martins: bibliotecária e representante do Neabi do Campus Vila Velha.
  • Ana Júlia Fonseca Costa e Silva: estudante e representante do Neabi do Campus Vila Velha
  • Ana Clara Frossard Souza: estudante e representante do Neabi do Campus Vila Velha

MEDIAÇÃO

Fabricio Ribeiro Tito Rosa

PALESTRANTES

  • Abrahão Alexandre Alden Elesbon: professor titular do Ifes. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mestrado em Engenharia Ambiental também pela Ufes e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem experiência em Hidrologia, Hidráulica, Engenharia de Conservação do Solo e Água, Modelagem Hidrológica e aplicação de SIG na Gestão de Recursos Hídricos.
  • Chander Rian: é graduado em Ciências Sociais (Ufes) e Psicologia (Faesa), com especialização em Gestão de Pessoas (Fucape). É servidor do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) desde 2008, tendo ocupado a Gerência de Educação Ambiental por 6 anos.
  • Geraldo Dutra: possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre; especialização em História do Brasil e especialização em Educação Ambiental e Recursos Naturais; é mestre em Agroecologia pelo Ifes. Tem experiência em educação ambiental, principalmente na área de educação ambiental vivencial.

MEDIAÇÃO

Leandro Vianna Silva Souza

PALESTRANTES

  • Faiçal Gazel: químico industrial, especialista em Engenharia de Petróleo e mestre em Tecnologias Ambientais. É professor do Campus Linhares, onde coordena o Núcleo Incubador.
  • Huarley Lemke Huarley Pratte Lemke: mestre em administração de empresas e graduando finalista em engenharia mecânica. É servidor técnico administrativo no Campus São Mateus, onde é gestor do Núcleo Incubador de Empreendimentos e coordena as ações de extensão Insight Empreendedor e Incubatec – da ideia à ação. É produtor rural, sócio proprietário da startup Irrigamec Inovações Tecnológicas, autor de 4 pedidos de patente junto ao INPI e membro do Grupo de Pesquisa Mechanical and Mobility Innovation Research Group.
  • Larissa Haddad Souza Vieira: doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em Administração, com área de concentração em Administração Pública, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), graduada como Bacharel e Licenciada em Educação Física pela UFV, e como bacharel em Administração pela Unopar. É técnica em Assuntos Educacionais no Campus Itapina, onde é diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e coordenadora da Incubadora do campus. Já atuou como coordenadora geral de Extensão no Campus Itapina e foi coordenadora da Incubadora, coordenadora de Extensão e coordenadora de Integração Campus-Comunidade no Campus Venda Nova do Imigrante. Foi premiada pelo II Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social (2010) – 1º Lugar Teses e Dissertações Região Sudeste.
  • Lívia Maria Costa Madureira: Professora associada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD ) e investigadora efetiva no Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), o qual atualmente é coordenadora. As suas atividades de investigação e formação avançada incidem nos domínios da sustentabilidade e inovação com enfoque interdisciplinar e uso de métodos mistos. Dentre os projetos em curso, dos quais é investigadora-responsável na UTAD destacam-se o projeto europeu AgriLink – Agricultural Knowledge: Linking farmers, advisors and researchers to boost innovation (https://www.agrilink2020.eu/) e o projeto ECOFOR.PT (Valorização Económica dos Bens e Serviços dos Ecossistemas Florestais de Portugal Continental).

MEDIAÇÃO

Thiago Rafalski Maduro

PALESTRANTES

  • Flávia Twardowski: é professora e está frente a Direção Geral do IFRS – Campus Osório. Formada em Engenharia de Alimentos, fez seu mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e doutorado em Engenharia de produção pela UFRGS. Há 10 anos, tornou-se professora do IFRS, onde desenvolve projetos de pesquisa com estudantes da Educação Básica e Superior. Coordena um projeto de pesquisa do CNPq Meninas nas Ciências exatas, engenharia e matemática com estudantes do ensino fundamental. Entre suas paixões está o desenvolvimento de projetos de pesquisa com os estudantes da educação básica como forma de contribuir para uma educação mais significativa.
  •  Maria Eduarda Santos de Almeida: cursou Técnico em Administração no IFRS – Campus Osório, onde realizou projetos de extensão e pesquisa com enfoque na preservação ambiental. Com tais trabalhos, participou de mostras nacionais, internacionais e da escola de verão do Instituto Weizmann. Atualmente, cursa medicina na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
  •  Vanessa Teixeira da Rosa: tem 19 anos e atualmente é estudante de Eng. Agroindustrial na FURG, no período em que foi aluna do IFRS – Campus Osório desenvolveu, com orientação da prof. Flávia Twardowski, projetos de pesquisa em dupla e sozinha, nas áreas: ciências biológicas, ciências exatas e da terra e ciências agrárias.
  •  Júlia Oscar Destro: bailarina e aspirante a grande pesquisadora. Formada no Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio no IFRS-Campus Osório. Participou de grandes feiras de ciências no Brasil, como a MOSTRATEC e a FEBRACE, e no exterior, a Genius Olympiad. Foi contemplada com um Prêmio de Excelência em Ciências, conferido pelo Instituto Weizmann de Israel. Hoje segue dançando Ballet e fazendo Projetos Científicos.

3 de dezembro

  • Área de Ciências Agrárias

Sessões Avaliativas Privadas

MEDIAÇÃO

Prof. Dr. Abrahão Elesbon

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AGRICULTURA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

PALESTRANTE

  • Edney Leandro da Vitória: graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente é professor de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus. No ensino atua como professor das disciplinas de Mecânica, Motores e Máquinas Agrícolas para a graduação em Agronomia e as disciplinas de Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas, Agricultura de Precisão e Redes Neurais Aplicadas na Agricultura no Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical (PPGAT/UFES). Atual Coordenador do PPGAT/UFES. Desenvolve pesquisas na graduação e pós-graduação. Consultor Ad hoc das revistas: CERES, Engenharia na Agricultura, Engenharia Agrícola, Coffe Science, Comunicata e Semina. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Mecanização Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Máquinas e Implementos agrícolas, Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

PALESTRANTE

  • Frederico Comério: Diretor de Tecnologia da Intelliway; PMP; Prince2 Practitioner; Scrum Master; MCTS; MBA em Gestão da Segurança da Informação; Pós-Graduando em Ciências de Dados
  • Área de Ciências Agrárias

Sessões Avaliativas Privadas

4 de dezembro

MEDIAÇÃO

Profa. Dra. Ana Paula Candido Gabriel Berilli (Ifes)

PALESTRANTES

  • Carlos Priminho: possui graduação em Agronomia e mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É doutor em Genética e Biologia Molecular pela Unicamp e atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Faz parte do Núcleo Permanente do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular e do Programa de Pós-Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismo da mesma instituição. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular de Plantas, atuando principalmente em análises das interações entre o cacaueiro e seus patógenos por meio de genômica, transcritômica e proteômica, e de análises de respostas de plantas a estresses abióticos.
  • Jane Lima dos Santos: graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com mestrado em Microbiologia e doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutoranda do departamento de Engenharia Nuclear (DEN) da UFMG, com ênfase nos efeitos da radiação em células da imunidade inata. Atualmente é professora titular da UESC e orienta mestrandos e doutorandos vinculados ao programa de Pós-Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos da universidade. Exerce atividades de extensão em projetos de divulgação e popularização da Ciência na área de conhecimento da saúde e suas pesquisas incluem imunologia celular, imunidade a microrganismos com ênfase na interação microrganismo/hospedeiro In vitro e In vivo.
  • Área de Ciências Sociais Aplicadas

Sessões Avaliativas Privadas

MEDIAÇÃO

Prof. Dr. Robson Malacarne

PALESTRANTES

  • Leonardo Lopes: jornalista do Ifes e membro do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Núcleo Poiein). É representante do Ifes na governança do Programa ES+Criativo e pesquisador de Cultura do Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável (IJSN e Ifes).
  • Orlando Lopes Poeta: professor de Literatura da Ufes, é licenciado em Letras, com mestrado em Estudos Literários pela Ufes e doutorado em Literatura Comparada, pela Universidade Estadual do Rio de janeiro (UERJ). Coordena o Programa de Extensão RELer&fazer (Ufes), é coordenador do Seminário Metodológico Economia Criativa no ES e co-líder do Núcleo Poiein. Foi bolsista como extensionista e pesquisador em Economia Criativa pela Secretaria da Economia Criativa (Ministério da Cultura) e Fundação Carlos Chagas. Foi secretário de Cultura da Ufes e membro do Conselho de Economia Criativa da Findes.
  • Stefany Sampaio Silveira: técnica em Agronegócio e estudante de Agronomia. Nasceu em Linhares e é apaixonada por agricultura, negócios e viagens. Acredita que o futuro é agro.
  • Área de Ciências Biológicas

Sessões Avaliativas Privadas

  • Área de Ciências Sociais Aplicadas

Sessões Avaliativas Privadas

  • Área de Ciências da Saúde

Sessões Avaliativas Privadas